sábado, 7 de junho de 2025

Calliophis - Liquid Darkness (Full-length 2021)

 


CALLIOPHIS é uma banda de Death Doom Metal de Leipzig/da Alemanha... que faz um ótimo trabalho ao equilibrar a tristeza pesada, a emoção crua e a melodia. Faixa favorita: Krakonoš....O terceiro álbum da banda alemã aprimora a essência do trabalho anterior, demonstrando da melhor forma o profissionalismo e a habilidade dos músicos em combinar um som denso e limpo com uma performance tecnicamente perfeita. Trata-se de doom death metal do mais alto padrão, cruel e barulhento, mas não desprovido de atmosfera e, principalmente, de individualidade e aura únicas. Música para uma audição reflexiva, para uma nova experiência de sentimentos interiores, complementada por um livreto de 16 páginas lindamente projetado para uma melhor dissolução nas profundezas majestosas de "Liquid Darkness".....Calliophis é uma banda de doom/death vinda da Alemanha e em 2021 eles estão de volta com seu terceiro álbum completo, “Liquid Darkness”. Embora elementos de ambos os subgêneros tenham sido entrelaçados na música, eu diria que a parte doom neste caso é o fator dominante, não apenas por causa do ritmo continuamente lento, mas também pelo foco pesado em harmonias tristes e uma atmosfera profunda e envolvente. Não estou familiarizado com nenhum de seus trabalhos anteriores, mas com base neste álbum, esses cavalheiros são especialistas quando se trata de criar música que é capaz de rastejar sob a pele do ouvinte e deixá-lo para trás com uma mistura de várias emoções.

 Os riffs neste disco são absolutamente montanhosos, altos e monótonos estrondos de desespero
chovendo sobre você. A atmosfera é assombrosa durante todo o tempo de execução de mais de uma hora, contando principalmente com melancolia e tristeza, proporcionadas pelas melodias cativantes das guitarras principais. As músicas frequentemente atingem o auge com as coisas explodindo em uma cacofonia de vocais estrondosos e guitarras contundentes, antes de conduzirem calmamente às seções seguintes. Algumas faixas fluem com uma distinta vibração de funeral doom, mas se expandem para um som absolutamente massivo com alguns riffs de ritmo mais rápido e batidas técnicas de bateria. O resultado final é nada menos que glória monolítica e deve satisfazer cada fã do gênero. A música é absolutamente comovente desde os primeiros momentos da faixa-título, com a grandiosidade prevalecendo em toda a obra, e uma vez que você deixa o álbum exercer seu feitiço sobre você, ele não o deixará ir antes que os últimos acordes tenham desaparecido.

 Calliophis cria um tom muito mais sombrio do que muitos artistas semelhantes, com linhas de guitarra lentas e depressivas apoiadas por acordes principais estridentes e a batida poderosa da seção rítmica. Sempre que eles aumentam o ritmo, eles atacam com alguns riffs de Death-Doom e um groove de andamento médio, combinando brilhantemente com o clima inquietante. Os vocais são realmente impressionantes, exibindo um tom emotivo que contrasta perfeitamente com a instrumentação sufocante. Apesar de as músicas frequentemente ultrapassarem a marca dos dez minutos, há bastante coisa acontecendo para manter o ouvinte engajado. O fluxo das faixas e de todo o álbum é quase impecável, e os Calliophis têm uma sensibilidade fantástica para trechos mais calmos e construídos, frequentemente usados no meio das músicas para criar alguns momentos de reflexão e imersão na névoa......Há muitos elementos louváveis, como as performances incrivelmente talentosas, a composição criativa e variada, bem como o som arrasador. A produção é mais ou menos perfeita e muito dinâmica. As guitarras soam crocantes sem ofuscar as melodias mais frágeis, a bateria tem um bom impacto e o baixo é alto o suficiente para ser reconhecido. Uma mixagem tão polida ajuda a captar cada detalhe e a concentrar-se nas diferentes camadas que fazem "Liquid Darkness" se destacar do resto. Se você procura uma trilha sonora adequada para os dias de outono que se aproximam, não hesite em conferir Calliophis. É provável que você encontre um álbum no qual se sinta totalmente imerso.

Resenha por : Alessandro

BANDCAMP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Elder – Reflections of a Floating World (2017)

  “Reflections of a Floating World” marca um ponto de maturidade e expansão criativa na trajetória do Elder, consolidando a banda como uma ...